sexta-feira, 28 de maio de 2010

ÓTIMAS NOTÍCIAS!!!!!

É com imensa satisfação que o blog publica esta notícia:
Dia 26 de maio, às 17:00h, o sr. Márcio Lyra, prefeito de São José da Laje/AL, juntamente com o Engº sr. José Rinaldo, estiveram em Brasília/DF para participar de uma reunião com o Secretário de Educação a Distância, o sr. Carlos Eduardo Bielschowsky e o sr. Hélio Chaves Filho, Diretor da SEE, onde ficou acordado que: ATÉ O DIA 30 DE JUNHO DESTE ANO o recurso disponibilizado para efetuar a obra da sede do Polo de São José da Laje SERÁ LIBERADO, ou seja, em BREVE teremos nosso tão sonhado POLO! Informamos ainda que, segundo nosso maior incentivador, sr. José Uilson (vice-prefeito) na próxima semana será lançado o edital de licitação para a obra.

Uma grande notícia e uma vitória para todos que fazem parte do processo.

Lembrando sempre: um sonho que se sonha só é apenas um sonho... MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO, TORNA-SE REALIDADE (Raul Seixas)

REUNIÃO INTERNA


No dia 26 de maio tivemos aqui no Polo de São José da Laje uma reunião com representantes do IFAL, a saber: pró-reitor de ensino, sr. José Carlos Pessoa; coord. UAB, sr. Ednaldo Farias; chefe do Departamento de Educação a Distância, sra. Ana Cristina Cavalcante Vieira; coord. de tutoria, sra. Chirley Lúcio; na qual estiveram presentes tutoras do cursos ofertados pelo referendado Instituto; a coord. de polo, sra Nara Morais; o vice-prefeito do município, sr. José Uilson de Andrade e a Secretária de Educação, sra. Ana Aparecida Pimentel. A reunião além do caráter interno, teve também como assunto tratado a Avalição In Loco realizada pelo Ministério da Educação no último dia 22 de abril do corrente. Aspectos foram tratados de forma diferenciada, onde em comum acordo todos resolveram unir forças para que o Polo de Apoio Presencial atinja o nível esperado pelo MEC, ou seja, atenda a todos os requisitos do Programa Universidade Aberta do Brasil.

sábado, 22 de maio de 2010

II ENCONTRO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/EPUAB

Aconteceu neste sábado (22/05) a 1ª etapa de eventos que antecedem o II Encontro de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil/EPUAB. Em um primeiro momento houve uma palestra e logo em seguida a realização de uma oficina; ambas ministradas pelas professoras Socorro Dias e Wilma Alves. O tema abordado foram as ferramentas trabalhadas no ambiente virtual utilizado nos cursos da Universidade Federal de Alagoas/UFAL - o MOODLE.




quarta-feira, 19 de maio de 2010

DEPEAD UAB/IFAL: inscrições abertas para tutores

No período de 19 a 30 de Maio de 2010 o IFAL/PROEN/DEPEAD/UAB estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Tutoria. Ao todo 50 novas vagas serão oferecidas, sendo 15 para Tutores Presenciais e 35 para Tutores a Distância, para atuação nos Polos IFAL/UAB - Alagoas e Bahia.
O Processo Seletivo compreende três fases:
  • Preenchimento do Requerimento de Inscrição e da Declaração de Disponibilidade e Habilidade( Classificatória);
  • Entrevista e validação de títulos( Eliminatória e Classificatória)
  • Divulgação de resultados.

Podem concorrer às vagas somente os candidatos portadores de certificação e/ou diploma de conclusão de Curso Superior de Graduação ou Pós-Graduação nas áreas das Unidades Curriculares especificadas no Edital n. 02/2010/PROEN/DEPEAD/UAB.
Todos os candidatos devem possuir conhecimento básico comprovado em informática.
As inscrições estão sendo realizadas no Site da Coordenadoria de Educação a Distância.
Maiores informações pelo telefone (82) 2126 – 7086.

domingo, 16 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL: JOVENS E ADULTOS


Esta é mais uma das ações do Polo UAB de São José da Laje/AL - o apoio a projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no município - como já foi destacado: temos um projeto beneficiando crianças carentes que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI. Desta vez a preocupação é com os Jovens e Adultos residentes em São José da Laje e que são matriculados na EJA. Cidadãos que, de uma forma ou de outra, estão à margem da sociedade no tocante a informatização. Algo que nos dias de hoje tornou-se muito importante, pois sem essa acessibilidade fica mais difícil enfrentar os desafios, por que não dizer, do mercado de trabalho.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

III ENCONTRO REGIONAL DE COORDENADORES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL_REGIÃO NORDESTE


Coordenadores da UAB trocam experiências em encontro regional.

Dias 29 e 30 de Abril de 2010, em Recife (PE), aconteceu o 3º Encontro de Coordenadores da Região Nordeste do Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB. O encontro, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), teve como objetivo atualizar o processo sobre a implementação do Sistema UAB; trocar experiências sobre a gestão dos cursos e de polos; além de apresentar o planejamento estratégico da UAB. O Sistema Universidade Aberta do Brasil/UAB foi criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no país, através do ensino a distância. As ações da UAB têm sido implementadas no âmbito do Programa de Ações Articuladas (PAR), que, em parceria com Estados, Municípios e Instituições Públicas de Ensino Superior, busca identificar as regiões e municípios carentes de ofertas de educação para a implementação dos novos polos. O programa, sob a responsabilidade da Capes, atende também cidadãos residentes em localidades afastadas que querem obter um diploma de nível superior. A UAB ofereceu, em 2009, 129.474 vagas envolvendo 88 instituições federais e estaduais de ensino superior e 723 Polos de apoio presencial. Até 2011, o Sistema UAB prevê o estabelecimento de cerca de mil polos distribuídos no território nacional.

(Assessoria de Comunicação da Capes)